Postar ou não postar fotos da sua criança online?

Quando eu gestei minha criança, recebi alguns questionamentos de algumas queridas irmãs sobre se eu iria postar fotos dela nas minhas redes sociais, levando em consideração que temos um público de quase 150 mil pessoas apenas no instagram, fora youtube etc, porém confesso que nunca nem tinha acessado esse campo… Até o início de 2020.. Quando comecei a ser censurada por publicar questionamentos sobre a própria plataforma, que usa algoritmos e rastreia a sua vida toda para levar você para o lugar que a elite quer. Por conta desse e alguns outros motivos, tomei a decisão de não mais publicar fotos dela nas minhas redes sociais, incluindo facebook, google, instagram e whatsapp.

Em junho de 2020, optei em fazer um detox de redes sociais e desativei minhas contas pelo período de 3 meses. Esses três meses foram muito transformadores em diversos aspectos, mas o mais poderoso deles foi: Nunca mais postarei fotos da minha criança nessas redes cheias de podres por trás.

Mas Eli… Por que não publicar fotos da minha criança?

1- Porque sua criança não tem o poder de escolha em ser exposta na SUA rede social;

2- Coloque-se no lugar da sua criança: Você gostaria que uma foto SUA, muitas vezes em alguma posição vulnerável ou chorando, seja publicada no perfil de alguém da sua família sem autorização? Pois bem… Comecemos aí o questionamento,

3- A foto da SUA criança se torna pública. Ou seja, pessoas, marcas que você nem conhece passam a usar a imagem da SUA criança sem a sua autorização (e quem dirá da protagonista da história: a criança);

4- Sequestro, pedofilia e tráfico de crianças É REAL e existe um lugar na internet que se chama Deep Web que você encontra até um mercado de compra e venda de pessoas. Sim! E se você preza pela segurança da sua criança e sua família, recomendaria fortemente em você não publicar informações e fotos da sua criança online.

5- A foto “fofinha” que você quer postar da sua criança não fará nenhum bem a ela se não ao seu próprio ego com a falsa ilusão de que está recebendo apoio através de “likes” online, porém se sente sozinhx de si mesmx na vida real. Você sabe que não é esse o caminho. Trabalhe em si mesmx.

Para quem não sabe, o instagram, whatsapp e facebook a partir de 2021 tem 100% acesso ao seu telefone (e você aceitou os termos para isso) e a tudo que você tem nele. A solução que eu encontrei para eu continuar conectando com a minha comunidade no instagram foi ter dois telefones. O de trabalho, que contém instagram e whatsapp e o pessoal que não tem nenhum app relacionado à essas plataformas ou qualquer app que esteja conectada a elas.

Agora quero ler de você os insights que você teve com essa publicação. Você também publica fotos dos seus? Não pubica? Sente em parar de publicar? De que lugar vem a vontade de publicar? Estou aberta a discussões saudáveis e nutritivas.

Com amor,

w

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elisa Rose Waters

Pin It on Pinterest

Share This